17 de maio de 2009

Transportes Públicos III

O comboio chega com algumas pessoas. Há uma enorme reserva de lugares vazios. Infelizmente está um homem no lugar onde me sento sempre. Decido sentar-me naquele grupo de 4 lugares em que 2 são vermelhos (reservados a deficientes, grávidas e tal). Obviamente que me sento num lugar verde (um dos lugares normais). Entra uma senhora que se senta à minha frente (portanto, num lugar vermelho) e não tinha nenhuma deficiência aparente. Entra uma jovem e senta-se no outro lugar vermelho. Nisto, cerca de metade da carruagem vai vazia. E fico a pensar, "Quem me dera que aparecesse aqui alguém para ensinar a estas senhoras uma lição..."

1ª estação: entra uma senhora grávida, que muito amavelmente pede à jovem para lhe ceder o lugar (como se fosse preciso....). A jovem, semi-contrariada levanta-se e vai-se sentar num banco verde (coisa que podia perfeitamente ter feito logo de início; por outro lado, ela era loira, por isso...)

"Ena, é bem feita para não pensares que és mais que os outros, toma lá! Já só falta esta aqui à frente, mas não pode possivelmente aparecer outra pessoa com direito ao lugar, seria uma coincidência horrivelmente divertida... Bah, suponho que não se pode ter tudo..."

2ª estação: entra um cego.

Fiquei em choque. A minha alma tava parva de ver tal fenómeno (e não sei como não desatei a rir). O senhor entra e, visto que ele admite que ninguém poderia estar num lugar reservado a si, foi-se logo sentar à minha frente sem sequer confirmar se estava lá alguém ou não. A senhora quase entrou em pânico ao ver uma massa a dirigir-se no seu ângulo não melhor para cima dela.

A senhora lá se levantou e cedeu o lugar também. Infelizmente para ela já não haviam lugares. Logo, se ela tivesse feito a coisa certa logo no principio (que era sentar-se num banco verde) ainda estaria sentada. Consigo, mais uma vez, provar a estupidez humana, para além de uma falta enorme de civismo. A única deficiência das pessoas que se sentam nesses lugares (sem precisarem) é mental.

MAS, verdade seja dita, eu sei de pessoas que se sentam de propósito nos lugares vermelhos para ficarem mesmo reservados para quando alguém entrar que precise. Isso sim, meus caros leitores, é civismo.

Concluindo: a jovem e a senhora aprenderam a lição (espero eu), a grávida e o cego tiveram um lugar, o resto do pessoal na carruagem estava indiferente ao acontecimento, e eu estava às gargalhadas internamente a pensar que já tinha alguma coisa pa escrever. Toda a gente ficou feliz hem?

2 comentários:

  1. O melhor que este blog tem é o video do ROCKY!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Por muito que eu agradeça o comentário, não fiquei a perceber se era um elogio ou um insulto.

    ResponderEliminar