8 de setembro de 2009

Política III

Então e esses debates entre os líderes dos partidos, hem? Espectaculares não são?

Infelizmente, apesar de gostarem de chamar àquilo um debate, está longe de o ser. Senão, vejam:

Os debates são discussões onde cada indíviduo tenta defender os seus ideais ou opiniões, certo? No entanto, em Portugal, pelo menos, o que se vê é os debatedores a atirarem factos nem sempre relevantes sobre casos particulares (coisas tipo a Galp, ou o João Alberto Jardim e a asfixia democrática). Depois, poderão dizer que planos têm para o país caso ganhem nas eleições (e todos têm a certeza que vão ganhar), mas estes planos são um bocado vagos e pouco construídos. Mas, coitados, eles não se podem dar ao luxo de gastar palavras a explicarem-se melhor, porque o debate são uns 45 minutos (pelo menos os que tenho visto) e com tanto tema para falar de, tem-se de racionar as palavras.

O que me leva a dizer que a quantidade de tempo que as estações de televisão dão para o debate se desenrolar é, no mínimo, insatisfatório. Quantas vezes não vi os debatedores a tentar acabar um argumento, apenas para serem interrompidos pelo moderador porque "Ah, temos de passar para outro tema que isto está a ficar tarde e depois o pessoal não pode ver o programa do Malato."

Quase que se pode dizer que os políticos gastam tanto tempo a tentar calar o outro como a argumentar, mas se não fosse pela falta de tempo, até concordava, porque um debate é isso mesmo: impingir da melhor maneira possível as suas ideias e desacreditar o outro.

Infelizmente, raramente se vêem os debatedores a pegarem em bacalhaus e mandarem com eles uns nos outros. Não teria relevância nenhuma para o debate e ninguém no seu perfeito juizo pensaria sequer numa coisa destas.

Mas eu gosto de pensar nas coisas de maneiras mais interessantes.

7 comentários:

  1. E se atirassem com moderadores uns aos outros:
    - Toma lá a Judite que é mulher do careca de Sintra - Atira Jerónimo que não é mosteiro.
    - Levas é com a Constança que é Sã - devolve o Paulo o tal que é primo da Catarina.
    Vinha de lá a Tia Nela e dava com a outra Nela no Zé que até parecia uma novela da TVI.
    Restava o Xico que pegava na Branca Clara das Neves Farinha Leite e a convidava para um charro ali para os lados da Almirante Reis.
    Isto sim é que seriam belos e divertidos debates...

    ResponderEliminar
  2. Se fossem homens, claro, suponho que seria possivel, mas acho difícil a Manuela agarrar em alguém de todo, quanto mais atirá-lo.

    ResponderEliminar
  3. Qual Manuela? A da Boca Grande ou a da Grande Boca.

    ResponderEliminar
  4. Sobre este assunto apenas 2 pontos (que politica é de longe o meu forte) a primeira sendo que o caro rei bacalhau refere e cito "Quantas vezes não vi os debatedores a tentar acabar um argumento, apenas para serem interrompidos pelo moderador porque "Ah, temos de passar para outro tema que isto está a ficar tarde e depois o pessoal não pode ver o programa do Malato."" aqui está a referir-se sem qualquer espaço para dúvidas á televisão pública RTP, enquanto que esta estação tem sido a que mais horas disponibilizou a estas eleições, enquanto que numa estação da concorrência (que não refiro que é a SIC) exite um programa em que entrevistas com os candidatos a proximo governante de Portugal têm apenas 10 minutos de entrevista (podem defender-se que "os gato fedorento" são apenas para nos fazer rir, mas as perguntas feitas são um pouco ou tanto importantes).

    Em segundo e para terminar não dito bacalhaus, porque desperdiçar comida é algo que não tolero, mas se dessemos ums sabre de plásticos aos politicos e eles que lutem, entre isso sim seria algo de inovador e original (que poderia até captivar-me para a politica).

    ResponderEliminar
  5. Bom, quanto ao Malato, todos nós sabemos que ele é um bocado "flexivel", por isso ele, de repente, podia estar num programa da SIC sem que ninguém desse por isso.

    Quanto aos Gatos, vou fazer um post inteiro sobre isso daqui a pouco tempo, que já estava com isso na cabeça há uns dias.

    ResponderEliminar
  6. Discordo que o Malato seja flexivel pois não me recordo de o ver numa estação de televião que não a cinquentenária RTP.

    Fico á espera desse post dos gatos com alguma ansiedade!

    ResponderEliminar